Placard – Sucesso em Portugal

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Portugueses rendidos ao Placard

Aproveitando o período de blackout no mercado de apostas online que se vive em Portugal por esta altura, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou um novo serviço de apostas desportivas, o Placard, que tem tido enorme sucesso e vai colecionando lucros.

Inaugurado no passado dia 9 de setembro de 2015, o Placard está disponível em mais de 4500 pontos de venda da rede de mediadores Jogos Santa Casa. Testando o conhecimento dos apostadores em três modalidades desportivas (futebol, ténis e basquetebol), este recente serviço permite apostas simples, combinadas ou múltiplas, com diferentes prognósticos para cada evento desportivo.

Mas ao contrário do que acontece normalmente no mercado das apostas desportivas online, este serviço tem o handicap de ser presencial. Ou seja, o apostador tem obrigatoriamente de se deslocar a um dos já referidos postos de venda para completar a sua aposta. Isso torna o Placard muito menos versátil para o apostador se comparado com o que sucede na vertente online, onde é possível alterar, suspender, trocar ou até mesmo vender as condições da aposta efetuada durante a realização do evento.

Também ao invés do que acontece normalmente no universo das apostas desportivas online, para jogar Placard os apostadores devem pedir um "talão NIF", onde fica registado o seu número de identificação fiscal. Este talão é essencial para jogar e reclamar os prémios.

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A prevenção de eventuais riscos, a necessidade de contribuir para a luta contra o branqueamento de capitais e questões de segurança são os motivos que levaram a SCML a associar o talão NIF a este novo jogo. O anonimato do apostador está garantido, sublinhou Paes Afonso, vice-provedor da SCML e responsável pelo departamento dos jogos, admitindo que «se correr bem, esta exigência do NIF poderá ser alargada a ouros jogos». Este procedimento, referiu, reforça a segurança do apostador pois caso perca o talão da aposta ou seja assaltado não perderá direito reclamar o prémio.

Placard já é o 3.º jogo social em Portugal

Mas a verdade é que mesmo com todos estes handicaps, para além das odds não serem tão vantajosas para os apostadores como geralmente acontece no mercado das apostas desportivas online, o Placard continua a somar lucros.

O novo jogo da Santa Casa registou, em três meses, mais de 48 milhões de euros em vendas brutas, sendo já o terceiro jogo social do Estado preferido pelos portugueses, seguido da Raspadinha e do Euromilhões.

Desde o seu lançamento e até 9 de dezembro, o Placard já registou mais de 13 milhões de apostas e atribuiu mais de 33 milhões de euros em prémios, revelam dados do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (DJSCML) enviados à agência Lusa.

Os distritos com o maior número de apostas registadas foram Lisboa, Porto e Braga, tendo já apostado no Placard mais de 400 mil apostadores.

Relativamente ao perfil de apostador neste serviço, a SCML explica que, por ser um jogo de apostas desportivas, está direcionado a um ‘target’ maioritariamente masculino, entre os 25 e os 55 anos, amante de desporto, do desafio e de emoções associadas aos eventos desportivos.

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Ainda segundo a DJSCML, o evento com maior volume de vendas foi o Chelsea-FC Porto, seguido do evento nacional Sporting-Benfica. Já o evento com maior número de apostas registadas foi o Bayer Leverkusen-Barcelona, enquanto o evento nacional com maior registo de apostas foi o jogo Sp. Braga-Benfica.

A Santa Casa informou igualmente que a modalidade desportiva com maior número de apostas registadas foi o futebol (90%), ao passo que a modalidade de aposta mais escolhida foi a “Combinada”.

Até ver… exclusividade pertence à SCML.

Recorde-se que o novo regime jurídico do jogo online (RJO) que abriu portas à legalização das apostas em Portugal entrou em vigor no fim de Junho e permite a exploração de apostas desportivas, apostas hípicas e jogos de fortuna e azar (como póquer, roleta ou bingo) online. Esta atividade está sob controlo do Turismo de Portugal, através do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos.

A emissão da primeira licença já esteve prevista para o mês de dezembro de 2015, mas agora todos os dados apontam para que apenas no início do ano de 2016 isso possa acontecer. Até lá, apenas a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem autorização legal para operar em Portugal.

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